(Gálatas 1:15,16; II Coríntios 5:16)
Desde a época da ressurreição do Senhor até os dias de hoje, há dois caminhos distintos pelos quais as pessoas conhecem a Cristo.
SEGUNDO A CARNE E NO ESPÍRITO
1. Maria chorando ao lado do túmulo – Jo 20:11-18.
2. Maria não reconheceu o Mestre – v.14 – Havia sido uma seguidora de perto, após ter sido perdoada por Jesus, mas ela conhecia o Senhor somente na carne.
3. Jesus ressuscitado não podia ser reconhecido por meios naturais. "Ora o homem natural não pode compreender as coisas do espírito de Deus... e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente" – I Co 2:14.
4. A revelação em Maria. Jesus falou pessoalmente com Maria e ela pensou que fosse o coveiro, então o Senhor lhe abriu os olhos do entendimento quando chamou-a pelo nome – vs.15,16.
OS DOIS DISCÍPULOS NO CAMINHO DE EMAÚS – Lc 24:13-32.
1. Eles foram discípulos, andaram com Jesus, viram diariamente o Senhor operar muitos milagres, achavam o máximo aquelas façanhas, contudo o conheciam somente segundo a carne.
2. A ressurreição era misteriosa demais para eles. Estavam no mesmo caminho, novamente companheiros, todavia Jesus não passava de um desconhecido para eles – v.18.
3. A voz meiga já era totalmente desconhecida. Eles voltavam a ouvirem palavras de amor e de conhecimento que fazia arder o coração, mas mesmo assim não podiam entender – v.32.
4. A revelação para eles. Jesus entrou em casa com eles, sentou à mesa, ficaram frente a frente olhando em seus olhos e não podiam reconhecê-lo. Então o Senhor revelou-se através do ato de partir o pão – vs.30,31.
OS SETE DISCÍPULOS NO MAR DE TIBERÍADES – Jo 21:1-14.
1. Sete discípulos: Pedro, Tomé, Natanael, Tiago, João e outros dois não mencionados os nomes. Tinham voltado a velha atividade – A pesca. Os experimentados pescadores gastaram a noite em vão – v.3.
2. Eles precisavam de uma nova experiência. Uma noite inteira e não conseguiram apanhar um pequeno peixe. Jesus apareceu na praia e perguntou pelos peixes, todos eles já havia visto ao Senhor após a ressurreição, mas não estavam em condições de conhecê-lo. Estavam decepcionados com a pesca, um desconhecido bem cedo na praia procurando por peixes e não tinham um sequer para vendê-lo.
3. A revelação presente. Jesus disse: "Lançai a rede para a direita e achareis" – v.6. João foi o primeiro a receber a revelação, em seguida os demais – v.7. Conhecer desta maneira, introduz numa nova dimensão: a revelação divina.
4. O conhecimento exterior não pode substituir a revelação: "E nenhum dos discípulos ousavam perguntar: Quem és tu?" – v.12. Significa que exteriormente não sabiam. Mas interiormente, sim.
Há uma dificuldade hoje, que muito ensinamento exterior é passado de boca em boca; mera teoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário