“Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas...” - Hebreus 9:14
Assim como a vida física requer certos itens básicos como: água, oxigênio, alimento, proteínas, vitaminas e minerais. Sem esses elementos sua vida física morreria. Na vida espiritual ocorre o mesmo. Também requer elementos essenciais para sobreviver. O Precioso Sangue de Cristo é o principal desses elementos.
PORQUE VOCÊ NECESSITA DO SANGUE DE CRISTO?
O homem caído tem três problemas básicos. Esses três problemas envolvem: Deus – Você – Satanás. Quanto a Deus, freqüentemente você sente separação. Quanto a você, constantemente se sente culpado.Quanto a Satanás, muitas vezes se sente acusado.
Essas três coisas: separação de Deus, sentimento de culpa e acusação de Satanás, só pode ser vencida pelo precioso sangue de Cristo.
Quando Adão pecou no Éden, imediatamente se escondeu de Deus. Nestas condições o homem sente-se longe de Deus, e para Deus vir, os pecados precisam ir.
Há somente uma coisa em todo o universo que pode lançar fora os pecados – O sangue precioso de Cristo. Não é pelo muito orar, nem por muita lamentação, nem por ritual, penitência, promessa de ser melhor, não, nada, senão o precioso sangue de Cristo – pode remover pecados “Sem derramamento de sangue não há remissão” (Hb 9:22).
Deus ordenou-lhes imolar o cordeiro pascal e aspergir o sangue do cordeiro sobre as ombreiras das portas. Ele disse: “Quando eu vir o sangue, passarei por vós” (Ex 12:13). O cordeiro pascal era uma figura de Cristo (Jo 1:29).
Quando você peca e se sente longe de Deus, então deve confessar o pecado a Deus e crer que o sangue de Jesus lança aquele pecado fora – “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça” (I Jo 1:9).
Quando confessar seus pecados, imediatamente toda a distância entre você e Deus desaparece. O sangue de Cristo é primeiramente para satisfação de Deus, não para a dos homens. Deus disse: Quando Eu (não você) vir o sangue. Na noite da páscoa os filhos de Israel estavam dentro da casa, enquanto o sangue do cordeiro estava lá fora. Dentro da casa eles não podiam ver o sangue, contudo, tinham paz por saberem que Deus estava satisfeito com aquele sangue.
Hoje ninguém pode olhar para o céu e ver esse sangue. No entanto, ele está lá falando por você e satisfazendo Deus em seu favor (Hb 12:24).
CULPA NA CONSCIÊNCIA
Dentro do homem, em sua consciência há um fardo pesado de culpa.
Culpa é a mancha dos pecados em sua consciência.
Quando jovem, sua consciência está somente um pouco manchada. Mas, à medida que você envelhece, essas manchas se acumulam. É assim como uma janela que nunca é lavada, a consciência vai escurecendo até que, finalmente, pouca luz consegue penetrar.
Nenhum detergente, nenhum composto químico pode lavar a mancha da culpa em sua consciência. Sua consciência precisa do precioso sangue de Cristo.
“Quanto mais o sangue de Cristo... purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirmos ao Deus vivo” (Hb 9:14).
Como o sangue de Cristo purifica a culpa de sua consciência? – Suponha que você recebeu uma multa de trânsito por ter ultrapassado um sinal. Daí você adquiriu três problemas:
a) Primeiro – Infringiu a lei; Segundo – deve ao governo uma multa; e Terceiro – você tem uma cópia da multa de trânsito que lhe fará lembrar dela.
b) Agora suponha que você seja extremamente pobre e não possa pagar a multa. Você não poderá extraviar a cópia porque a polícia tem uma cópia e irá processá-lo. Você contraiu um sério problema.
c) Esse é um quadro do que acontece quando você peca. Primeiro você infringiu a lei de Deus. – Segundo, você deve algo ao governo de Deus. Romanos 6:23 diz que: “O salário do pecado é a morte”. Uma multa bastante rígida e impossível de se pagar. – E terceiro, você tem uma culpa na sua consciência que lhe atormentará constantemente.
Quando Cristo morreu na cruz, sua morte cumpriu plenamente todos os requisitos da lei de Deus. A sua dívida já foi paga mediante sua morte na cruz.
Assim os seus dois primeiros problemas foram resolvidos. Deus já não está mais ofendido e a dívida do pecado foi paga.
Mas, e sua consciência?
É aí que o sangue de Cristo limpa a sua consciência.
Pelo fato de Sua morte ter pagado a dívida do pecado, Seu sangue agora pode limpar o registro, da mesma forma que quando a multa é paga, pode ser rasgada e lançada fora, qualquer culpa de sua consciência pode ser limpa.
A ACUSAÇÃO DE SATANÁS
No sentido original da linguagem da Bíblia, “Satanás” quer dizer “Acusador”. “...o acusador de nossos irmãos... o qual diante de nosso Deus os acusava de dia e de noite” (Ap 12:10).
Este é o trabalho de Satanás, o inimigo de Deus, ele passa maior parte do seu tempo acusando o povo de Deus.
Este quadro é revelado na história de Jó. Jó era um homem íntegro e temente a Deus (Jó 1:2). Em outras palavras, o inimigo acusou Jó, de somente temer a Deus porque Este o abençoava financeiramente. – E também acusou a Deus de subornar a Jó, e que se 10lançasse fora todas as riquezas de Jó, ele O amaldiçoaria (Jó 1:9-11).
Nada pode frustrar espiritualmente um cristão mais do que a acusação. Sempre que ouvir a acusação de Satanás você fica sem forças.
Ele o acusa interiormente e até mesmo o induz a pensar que é o falar de Deus que está fazendo as acusações a você.
Quando Deus fala, Ele é específico e positivo.
Enquanto que quando Satanás fala, ele é negativo.
Após você ter confessado seu pecado a Deus e requerido o sangue de Cristo sobre sua vida, qualquer sentimento de inquietação que permanecer em você, é de Satanás. Não há mais necessidade de confessar novamente nem de reivindicar o sangue. A exigência de Deus é de uma só vez, satisfeita pelo sangue.
Mas, Satanás nunca está satisfeito. Ele gostaria de vê-lo confessar repetidas vezes. Provérbios 27:15 diz: “O gotejar contínuo no dia de grande chuva, e a mulher rixosa são semelhantes”. – As acusações de Satanás são semelhantes a isso. Como o pingar de uma torneira. – Elas não permitirão que você durma.
Quando você confessa e clama para que o sangue o purifique, Deus é satisfeito imediatamente. Qualquer voz adicional é de Satanás.
Quando você usa o sangue desse jeito, Satanás é derrotado e ele sabe disso. “...porque já o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante de nosso Deus os acusava de dia e de noite... E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho” (Ap 12:10,11).
Ao confessar os seus pecados e requerer o sangue de Cristo, e ainda continuarem dentro de você algumas perturbações, então você deve orar imediatamente; não confesse mais. Antes, volte-se para a fonte da acusação e repreenda Satanás. Diga-lhe: “Satanás, confessei o meu pecado a Deus. Ele perdoou meu pecado e o sangue de Jesus Cristo limpou-me dele”. O precioso sangue de Cristo responde por qualquer acusação
Nenhum comentário:
Postar um comentário