A LIGAÇÃO COM A VIDA



…segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo. — Tito 3:5

Aos 16 anos, Morris Frank (1908 - 1980 - co-fundador da The Seeing Eye, a primeira escola de cães-guia nos Estados Unidos.) perdeu a visão nos dois olhos. Vários anos depois, ele viajou à Suíça, onde encontrou Buddy, o cão que ajudaria a inspirar o envolvimento dele com a escola de cães guias Seeing Eye (Olho que vê).

Com Buddy indicando o caminho, Frank aprendeu a locomover-se em calçadas movimentadas e cruzamentos. Ao descrever a liberdade que seu guia lhe proporcionava, Frank disse: “Era glorioso: apenas [Buddy] e uma guia de couro ligando-me à vida.” Buddy deu a Morris Frank um novo tipo de acesso ao mundo à sua volta.

O Espírito Santo de Deus nos dá acesso a abundante vida espiritual em Cristo. Quando aceitamos Cristo como Senhor, Deus nos lava de nossos pecados e nos renova “…mediante [o] Espírito Santo, que ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador” (Tito 3:5,6).

Quando conhecemos a Cristo, o Espírito Santo nos ajuda a experimentar o amor de Deus (Romanos 5:5), compreender a Palavra de Deus (João 14:26), orar (Romanos 8:26) e sermos ricos de esperança (Romanos 15:13).

Hoje, ao pensar sobre seu relacionamento com Deus, lembre-se de que o Espírito é o seu guia para a vida em Cristo (Romanos 8:14).

O Espírito Santo nos guia ao conhecimento e ao crescimento espiritual. 

A PARTIR DO CAOS



Não difamem a ninguém [sejam] cordatos, dando provas de toda cortesia, para com todos os homens. — Tito 3:2

Tudo o que observo me faz acreditar que isso é verdade: a ordem não é natural. Quando penso em meu trabalho, fico assombrado com a rapidez com que ele se transforma num caos e com o tempo necessário para eu restaurar a ordem. Ordem exige intervenção; ela não ocorre naturalmente.

Eu não deveria ficar surpreso. O papel de Deus em gerar ordem a partir do caos é um tema bíblico notório. Ele fez isso ao criar a nação de Israel (Êxodo–14). Quando Deus disse que era tempo de tirar o povo hebreu do Egito, Faraó contestou. A economia da nação dependia dos operários hebreus; por isso, Faraó não queria perdê-los. Para fazer Faraó mudar de ideia, Deus enviou dez pragas. Os magos de Faraó foram capazes de reproduzir as duas primeiras pragas. Mas não foram capazes de revertê-las — nenhuma delas. Eles eram capazes de causar o caos, mas não de restaurar a ordem. Somente Deus é capaz de fazer isso.

Com esforço, nós podemos levar ordem aos lugares onde vivemos, mas nenhum de nós consegue criar ordem a partir do caos emocional e espiritual de nossas vidas. Somente Deus é capaz de fazer isso. Ele restaura a ordem às situações caóticas quando vivemos como Ele planejou — não difamando, sendo pacíficos e gentis, e demonstrando humildade com todos (Tito 3:2).

Quando colocamos nossos problemas nas mãos de Deus, Ele coloca Sua paz em nossos corações.

QUEM ESTÁ NO CENTRO?


O conselho do Senhor dura para sempre; os desígnios do seu coração, por todas as gerações. — Salmo 33:11

Recentemente tive, o que para mim, foi um “momento Copérnico”: Não estou no centro do universo. O mundo não gira em torno de mim. Ele não se move no meu ritmo, nos meus termos, nem de acordo com as minhas preferências.

Embora possamos desejar que fosse diferente, a vida não se resume a nós. Tudo gira em torno do Senhor. No Salmo 33, lemos que toda a natureza gira em torno Dele e do Seu controle (vv.6-9). Ele determinou os limites do mar e estabeleceu os oceanos em vastos reservatórios. Tudo na natureza opera em concordância com as leis que Ele determinou.

As nações também giram em torno do Senhor (vv.10-12). Nenhum plano ou esquema pode se levantar contra o de Deus. No fim, é o plano do Senhor que se manterá para sempre. Suas intenções nunca podem ser abaladas.

Finalmente, a vida de todos os seres gira em torno do Senhor (vv.13-19).

Deus vê toda a raça humana. Ele fez os nossos corações e compreende tudo o que fazemos. Ele tem o poder de intervir em nossas vidas e nos livrar de situações que saem de controle.

Nossa vida é criada para ser centrada em Deus, não em nós mesmos. Como podemos ser gratos por servirmos a um Deus poderoso assim, que tem todos os aspectos de nossas vidas sob o Seu controle.

Quando morremos para o egocentrismo, vivemos para o Deus acima de nós.

TESTEMUNHA GENTIL



…sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra. — Atos 1:8

Anos atrás, um homem foi hospitalizado após cair de uma ponte de 11,5 metros de altura, correndo risco de morrer. Durante sua internação, a esposa do homem do leito ao lado parou para falar com ele. “Meu marido acaba de me contar o que aconteceu com você”, disse ela. “Nós cremos que Deus poupou sua vida porque quer usar você. Temos orado por você.”

O homem ficou pasmo. Ele cresceu indo à igreja, mas nunca imaginou que Deus quisesse envolver-se em sua vida. As palavras dela mostraram aquele homem um Salvador do qual ele já tinha ouvido falar, mas não conhecia — e marcaram o início de seu real encontro com Cristo. Ele passou a guardar com carinho aquelas palavras de uma testemunha gentil, que se importou em dizer algo a um estranho acerca do Deus cujo amor é real. Suas palavras transmitiram cuidado e interesse, e proporcionaram propósito e promessa.

Jesus desafiou Seus discípulos — e todos nós — a contar aos outros sobre o amor de Deus: “…recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra” (Atos 1:8).

Por meio do Espírito Santo, nossas palavras e nosso testemunho podem ter o poder de fazer uma diferença eterna nas vidas dos outros.

Uma palavra carinhosa pode realizar mais do que poderíamos imaginar.

ABRA SEU CORAÇÃO PARA DEUS



Abra o coração perante as dificuldades.

Lembre-se de que, mesmo diante de situações aparentemente insolúveis, sempre existe uma saída.

Deixe que Deus entre em seu coração e faça ali sua morada!

Esteja disponível e receptivo a novas oportunidades; estas apresentarão um novo caminho rumo a felicidade, a qual é conquistada pouco a pouco.

É importante que não se perca nenhuma oportunidade de crescimento para que Deus possa agir em você.

Todos os dias, Deus concede a todos novas oportunidades para ir ao Seu encontro. 

A Palavra de Deus diz:

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” 2 Coríntios 4:16-18 

PROMOVENDO A UNIDADE




…o Senhor abomina […] o que semeia contendas entre irmãos. — Provérbios 6:16,19 

A linguagem de Provérbios 6: 16-19 é forte. Ao citar sete coisas que o Senhor odeia, semear “contendas entre irmãos” completa a lista.

O motivo para citar este pecado é que ele deteriora a unidade que Cristo deseja para os Seus seguidores (João 17:21,22).

Aqueles que semeiam discórdia podem, inicialmente, não estar buscando criar divisões. Em vez disso, eles podem estar preocupados com suas necessidades pessoais ou com os interesses de um grupo a que pertencem (Tiago 4:1-10). Observe como os pastores de Ló discutiram com os de Abraão (Gênesis 13:1-18); os discípulos de Cristo discutiram sobre superioridade (Lucas 9:46); e divisões na igreja de Corinto colocaram as facções partidárias acima da unidade do Espírito (1 Coríntios 3:1-7).

Então, qual é a melhor maneira de promover a unidade? Ela começa com a transformação do coração. Quando agimos à maneira de Cristo, desenvolvemos uma atitude de humildade e nos focamos no serviço aos outros (Filipenses 2:5-11). Somente no Senhor somos capazes de “…[ter] em vista o que é propriamente [nosso], senão também cada qual o que é dos outros” (v.4). Em pouco tempo, as necessidades e as esperanças dos outros se tornam, para nós, mais importantes do que as nossas próprias.

Com crescentes laços de amor entre nós, vemos a discórdia ser substituída por alegria e unidade (Salmo 133:1).

Somos capazes de realizar mais juntos do que individualmente.

NÃO TENHA MEDO DE NADA!

 


O livro de Isaías traz palavras confortadoras.

“Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu.

Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador” - Isaías 43: 1-3

Jamais tenha medo de nada!

Deus está sempre a seu lado.

A Palavra de Deus diz:

“E lá procurarão o Senhor, o seu Deus, e o acharão, se o procurarem de todo o seu coração e de toda a sua alma. Quando vocês estiverem sofrendo e todas essas coisas tiverem acontecido com vocês, então, em dias futuros, vocês voltarão para o Senhor, o seu Deus, e lhe obedecerão.” - Deuteronômio 4: 29-30

EM BREVE!


…Certamente, venho sem demora… — Apocalipse 22:20 

Frequentemente as palavras “EM BREVE!” precedem os eventos futuros no entretenimento, nos esportes, ou no lançamento da mais nova tecnologia.

O objetivo é criar expectativa e entusiasmo pelo que irá acontecer, ainda que isso só ocorra meses depois.

Ao ler o livro de Apocalipse, fiquei impressionado com o senso de iminência, do tipo “em breve”, que permeia o livro inteiro. Em vez de dizer “Algum dia, no futuro muito distante, Jesus Cristo retornará à terra”, o texto é repleto de frases como “…coisas que em breve devem acontecer…” (1:1) e “…o tempo está próximo” (v.3). No capítulo final, o Senhor diz três vezes: “…venho sem demora…” (Apocalipse 22:7,12,20). Outras versões traduzem essa frase como “venho em breve”, “cedo venho” e “venho logo!”

Como pode ser isso, se mais de dois mil anos se passaram desde que essas palavras foram escritas? “Rapidamente” não parece adequado à nossa experiência de tempo.

Em vez de se concentrar em uma data para o Seu retorno, o Senhor nos incita a fixarmos nossos corações em Sua promessa que será cumprida.

Somos chamados a viver para Ele no tempo presente “…aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus” (Tito 2:13). 

Viva como se Cristo fosse voltar hoje!

SEJA UM OPERÁRIO DO SENHOR!

 


Provavelmente a frase "A messe é grande..." foi inspirada em um provérbio popular aplicado por Jesus a uma situação religiosa de sua época.

Pelo batismo assumimos a vocação de filhos de Deus; como consequência, temos uma missão a cumprir neste mundo. A vocação sempre vem de Deus, e a missão é um dom do Pai.

Por isso, assumir com consciência o chamado de Deus e aceitar suas exigências é a melhor resposta.

Deus conta com todas as pessoas para colaborarem na construção de seu Reino

A Palavra de Deus diz:

"A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita" - Mateus 9:37-38

DOCE FRAGRÂNCIA


Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. — 2 Coríntios 2:15

Algumas fragrâncias são inesquecíveis. Recentemente, percebi que meu creme de barbear estava acabando. "Vou comprar um”, se ofereceu minha esposa. “Pode trazer um deste?” — perguntei, mostrando a embalagem para ela. “Eu amo este perfume — é o tipo que meu pai sempre usava”.

Ela sorriu, voltando momentaneamente à sua infância, dizendo naquele momento sentir o cheiro do mesmo xampu que sua mãe usava para lavar seu cabelo. Para ela e para mim, as fragrâncias desencadearam uma reação emocional e agradáveis memórias de pessoas que amávamos e, algumas, já não estavam mais entre nós.

Oliver Wendell Holmes, um grande médico, professor, palestrante e autor norte americano, certa vez disse: “Memórias, imaginação, antigos sentimentos e associações são mais facilmente atingidos por meio do olfato do que por qualquer outro canal.”

E se as nossas vidas fossem uma fragrância que atraísse as pessoas para Deus? O livro de 2 Coríntios 2:15 diz que “…nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem”.

Nossa fragrância é agradável a Deus, mas ela também atrai outras pessoas para Ele ou as repele. Nós, que compreendemos o sacrifício de Jesus, temos a oportunidade de sermos a “fragrância de Cristo” — uma recordação dele — para os outros.

O doce cheiro da semelhança de Cristo pode ser uma irresistível atração em direção ao Salvador.

Quando andamos com Deus, deixamos uma doce fragrância que pode inspirar outros a segui-lo.

JAMAIS PERCA O SONO POR VAIDADES

 


Jamais perca o sono, principalmente por causa de dívidas, em função de um maior status social. É melhor morar em uma casa simples que em uma mansão muito suntuosa, mas com cobradores à porta.

Não se deixe levar por modismos, aparências, querendo imitar os amigos mais ricos. O preço a pagar por essas vaidades é muito alto e não vale a pena.

É preferível viver de modo humilde mas com muita paz de coração, por isso não há dinheiro que pague.

Procure não se tornar um escravo da vaidade. Viva a vida com o que tem e com o que realmente é.

A Palavra de Deus diz:

"Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades, tudo é vaidade..." (Ecl 1, 2)

SEJA UMA LUZ!

Com gestos concretos e palavras, podemos ajudar os irmãos a valorizar a vida.

Existem diversas pessoas desanimadas, tristes, sem fé nem esperança, que não conseguem encontrar um verdadeiro sentido para a existência.

O bálsamo para aliviar seu sofrimento pode estar em uma palavra amiga, um pouco de amor e carinho, um sorriso ou um abraço fraterno.

LEVE JESUS AS PESSOAS!

Mostre-lhes o verdadeiro caminho, a verdadeira luz e a verdadeira vida.

ILUMINE A VIDA DOS IRMÃOS COM PALAVRAS E SOBRETUDO COM SEU TESTEMUNHO!

A Palavra de Deus diz:

"Assim também brilhe a vossa luz diante das pessoas, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus" (Mt 5,16)

O SENHOR É O PASTOR


O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. — Salmo 23:1 

A música sempre exerceu um papel importantíssimo para o povo de Deus; ela é capaz de traduzir a densa teologia em suave sonoridade. O hino que expressa a exposição da Palavra pode levar mais rapidamente o pecador à conversão do que um extenso sermão. 

Os Salmos fazem parte dos livros poéticos da Bíblia. Seu nome, no original hebraico, significa “louvores a Deus”, por isso podemos esperar mais ritmo nele, do que rimas propriamente. 

Um dos capítulos mais conhecidos é o 23. Nele, o autor revela a sua experiência pastoril, quando cuidava dos rebanhos da família, e, ao mesmo tempo, podia ver-se a si mesmo sendo cuidado pelo Senhor. 

Como vemos: 

1) No suprimento do alimento (pastos verdejantes, Palavra de Deus); 

2) No refrigério da alma (águas de descanso, Espírito Santo, João 7:38,39); 

3) Na proteção contra perigos e inimigos (sombra da morte, adversários); 

4) Na concessão da vida eterna (Casa do Senhor para todo o sempre). 

Você tem todo esse cuidado do Senhor a seu dispor, mas pode escolher desprezá-lo e viver confiando nas circunstâncias. No entanto, esse não é o melhor caminho. A Palavra de Deus é repleta de estímulos para que deixemos nossos cuidados nas mãos do Senhor. Essa é a única alternativa para quem busca a paz.

Enquanto Deus for seu Guia, não há como se perder no caminho.