BOAS PRÁTICAS DO CRISTÃO - PARTE 3: BATISMO NO ESPÍRITO SANTO



Olá, meus abençoados amigos!

De acordo com o Novo Testamento, o batismo no Espírito Santo é uma experiência enviada por Jesus Cristo. Como registrado no Evangelho de Lucas, Jesus o descreveu como sendo "a promessa do Pai", através do qual os crentes em Cristo receberiam o "poder do alto." (E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder - Lucas 24:49)

De acordo com o Livro de Atos dos Apóstolos, Jesus ainda se refere ao batismo no Espírito Santo como uma experiência através da qual os seus discípulos iriam passar (Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra -Atos 1:8). Tudo isso em complemento ao que foi conferido por João Batista (Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias - Atos 1:5).

Há uma passagem que traz um relato, o qual resume sabiamente o que realmente significa o Batismo no Espírito Santo (Atos 8:14-17):

“Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo.”

Na verdade, o Espírito ainda não havia descido sobre eles, na Samaria, da mesma maneira que desceu no dia de Pentecoste, conforme podemos ver em Atos 2:4: “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.”

Ainda não havia descido sobre eles, conforme a promessa do Pai, de acordo com Atos 1:4: “E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes”

E também, ainda não havia se confirmado em conformidade com o que Cristo predissera, como vimos acima em Atos 1:5.

Mediante a imposição das mãos dos apóstolos, os samaritanos recebem o Espírito Santo de modo idêntico ao batismo no dia de Pentecoste, conforme visto acima em Atos 1:8, e também igual ao que vemos em Atos 2:4: “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

A experiência dos samaritanos em duas etapas, ou seja, primeiramente crer e depois ser cheio do Espírito, demonstra que a experiência em duas etapas dos cristãos do dia de Pentecostes não fugiu a regra. Podemos pegar como exemplo as experiências de Paulo, em Atos 9:5-17: “E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões. E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer. E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. E Saulo levantou-se da terra, e, abrindo os olhos, não via a ninguém. E, guiando-o pela mão, o conduziram a Damasco. E esteve três dias sem ver, e não comeu nem bebeu. E havia em Damasco um certo discípulo chamado Ananias; e disse-lhe o Senhor em visão: Ananias! E ele respondeu: Eis-me aqui, Senhor. E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e vai à rua chamada Direita, e pergunta em casa de Judas por um homem de Tarso chamado Saulo; pois eis que ele está orando; E numa visão ele viu que entrava um homem chamado Ananias, e punha sobre ele a mão, para que tornasse a ver. E respondeu Ananias: Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém;
E aqui tem poder dos principais dos sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome.

Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome diante dos gentios, e dos reis e dos filhos de Israel. E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome. E Ananias foi, e entrou na casa e, impondo-lhe as mãos, disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que te apareceu no caminho por onde vinhas, me enviou, para que tornes a ver e sejas cheio do Espírito Santo.”

Outra boa experiência que serve de exemplo, vemos com os discípulos efésios em Atos 19:1-6: “E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo. E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.”

Percebam que as duas etapas consistem em:

1º: Arrependimento, conversão e salvação (batismo em nome de Jesus);

2º: A confirmação da fé em Cristo, com o preenchimento pelo Espírito Santo (batismo no Espírito).

Assim sendo, podemos afirmar que as experiências de Paulo e dos discípulos efésios, foram idênticas a dos samaritanos. Todos aceitaram Cristo como Senhor e ficaram cheios do Espírito. Não há a necessidade de um longo tempo de espera entre a salvação (ou conversão, ou batismo em nome de Jesus) e o batismo no Espírito.

A Bíblia também fala que o Espírito Santo concede dons espirituais (ou seja, habilidades) ou ainda carismas, tais como os dons de profecia, de curas e o de falar e/ou interpretar uma variedade de línguas, entre outros. Alguns acreditam que esses dons foram derramados apenas aos cristãos do tempo do Pentecostes, mas os proponentes do Batismo no Espírito acreditam que essas habilidades sobrenaturais estão ainda hoje disponíveis, comparando o evento de Pentecostes com os atuais movimentos Pentecostais, sejam eles Protestantes ou Carismáticos.

Assim, a Efusão do Espírito Santo traria uma proliferação de eventos intuitivos (idéias, fatos, nomes, condutas, pensamentos), que são tomados como revelações divinas para os cristãos de hoje.

Sendo o assunto Espírito Santo muito profundo e prazeroso de se tratar, nos comprometemos em trazer mais detalhes sobre o tema em outras postagens, principalmente em relação aos dons, de modo que possamos ficar mais ligados a essa bênção que é o Espírito Santo de Deus.

Fiquem com Deus e lembrem-se: salvação, só Jesus! Contem sempre com Ele!

Nenhum comentário:

Postar um comentário