SALMO 41 – PERDÃO E FORÇA

Normalmente quando falamos em salmos bíblicos, ouvimos muito falar do poderoso salmo 91 e do salmo 23. Inegavelmente ambos são maravilhosos e falaremos deles em outras oportunidades. Mas existe um salmo pouco comentado, porém extremamente poderoso e muito especial para mim. Digo isso pois foi um dia, ouvindo esse salmo na televisão, que entendi que minha vida necessitava definitivamente da presença de Jesus. Esse salmo é o salmo 41. Leiam abaixo e depois comentaremos:
Salmos 41:1-13
1 Bem-aventurado é aquele que atende ao pobre; o SENHOR o livrará no dia do mal.
2 O Senhor o livrará, e o conservará em vida; será abençoado na terra, e tu não o entregarás à vontade de seus inimigos.
3 O Senhor o sustentará no leito da enfermidade; tu o restaurarás da sua cama de doença.
4 Dizia eu: Senhor, tem piedade de mim; sara a minha alma, porque pequei contra ti.
5 Os meus inimigos falam mal de mim, dizendo: Quando morrerá ele, e perecerá o seu nome?
6 E, se algum deles vem me ver, fala coisas vãs; no seu coração amontoa a maldade; saindo para fora, é disso que fala.
7 Todos os que me odeiam murmuram à uma contra mim; contra mim imaginam o mal, dizendo:
8 Uma doença má se lhe tem apegado; e agora que está deitado, não se levantará mais.
9 Até o meu próprio amigo íntimo, em quem eu tanto confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o seu calcanhar.
10 Porém tu, Senhor, tem piedade de mim, e levanta-me, para que eu lhes dê o pago.
11 Por isto conheço eu que tu me favoreces: que o meu inimigo não triunfa de mim.
12 Quanto a mim, tu me sustentas na minha sinceridade, e me puseste diante da tua face para sempre.
13 Bendito seja o Senhor Deus de Israel de século em século. Amém e Amém.
Deus tem cuidado especial dos fracos e indefesos, e abençoa quem demostra compaixão pelos necessitados. Os versículos 1-3 explanam o princípio: “Bem aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5:7). Se tivermos compaixão de Deus pelos necessitados, poderemos orar com confiança para Deus nos livrar do mal (versículo 2), abençoar nossa vida (versículo 2), aniquilar o poder de Satanás e dos nossos inimigos (versículo 2), e nos dispensar sua presença e cura quando estivermos enfermos (versículo 3; também conforme Salmo 72:2,4,12, Dt 15:7-11; Pv 29:14; Is 11:4; Jr 22:16 e Mt 6:30).
Pessoal, com sempre digo, vejam que lição maravilhosa de boa conduta moral, ética e convivência solcial qua a Bílbia nos proporciona, além de colocar situações que vivenciamos em nossa rotina. E falo isso tanto no campo profissional quanto no pessoal.
Quantas vezes não nos deparamos com pessoas que tentam nos jogar para baixo com palavras ofensivas, criticas em alguns momentos até coerentes, porém cuja abordagem é extremamente negativista? E quantas vezes também não ouvimos os famosos conselhos, que na verdade têm por trás a determinação de nos pôr em dúvida e em total insegurança? E o pior de tudo, é quando isso vem de pessoas por quem temos respeito e confiança, mas que infelizmente, muito por conta de sua própria insegurança, inveja, ambição e jogo de poder, acabam por buscar uma forma de derrubar nossa autoestima.
Por outro lado, quantas vezes nós também nos negamos a atender alguém que realmente precisa de nós, que seja para uma doação ou pelo menos para ouvir, e simplesmente recusamos, ignoramos, por conta de nossas necessidades que acabam vindo sempre em primeiro lugar? Quantas vezes fazemos uma reflexão profunda para entendermos que erramos, que pecamos, e assim nos virarmos a Deus pedindo seu perdão e misericórdia?
É muito importante estarmos atentos a tudo isso, pois tanto podemos ser surpreendidos pelo inimigo na forma de pessoas ditas próximas e corretas, como por nós mesmos, dentro de nossa visão egoísta e fechada a assumir a quantidade de erros e pecados que cometemos.
Eu compartilho esse salmo com vocês, pois como disse, além de ter sido uma grande porta para minha aproximação definitiva com Jesus, é nele que me conforto quando recebo afrontas e escárnios dos inimigos e também é nele que busco forças para tentar fugir do egoísmo em prol do próximo. E mais ainda, principalmente, confessar meus erros e buscar o perdão de Deus.
Devemos buscar sempre os caminhos da correção e retidão, evoluindo espiritualmente sobre tudo o que aprendemos em nosso grande “manual” que é a Bílbia. Só dessa forma é que conseguiremos receber na prática, as recompensas frente a tudo que se coloca de obstáculo em nosso caminho (conforme versículos 10-13). Não é fácil, com certeza, mas testemunho a todos que, em todas as vezes que busquei não reagir as afrontas e optei sim por focar em Jesus e Nele ter confiança, vi os inimigos provarem de suas próprias palavras e atos. Não somos nós que faremos a justiça nem julgamentos. Isso cabe a Jesus. Nossa parte é aprender seus ensinamentos e pô-los em prática. Se não for assim, ficaremos sempre depressivos quando formos insultados ou desqualificados pelas palavras vãs dos inimigos, que na verdade são apenas manipulados pelo maligno.
Vale a reflexão e que Deus abençoe a todos! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário