Irmãos, na postagem anterior, falamos de Gálatas 5. Seguem alguns comentários sobre o texto:
1-12 Cristo nos libertou, mas podemos nos tornar escravos outra vez. Precisamos permanecer vigilantes, a fim de mantermos a liberdade e nela crescer. Os versículos 5-6 apresentam a estrutura da vida cristã: o cristão é aquele que, pela fé, acolhe a ação do ESPÍRITO e a comunica através do amor; e é do ESPÍRITO que ele espera a ressurreição, a vida no reino de Deus. A fé, o amor e a esperança são, portanto, as atitudes características do cristão, a estrutura da vida nova.
13-15 A vida cristã é um chamado para a liberdade. Esta, porém, não deve ser confundida com libertinagem, que é buscar e colocar tudo a serviço de si mesmo. A verdadeira liberdade leva o homem a crescer no amor e no dom de si, para colocar-se a serviço dos outros.
16-18 As expressões "andai em ESPÍRITO" e "concupiscência da carne" não designam duas partes do homem,e sim duas orientações diferentes de comportamento: "andai em ESPÍRITO" é a orientação do amor, que leva o homem a servir o outro; "concupiscência da carne" é a orientação que leva o homem a servir a si mesmo.
19-21 Paulo certamente não pretende fazer uma lista completa dos vícios do homem egoísta. Os que são enumerados aqui podem ser divididos em quatro categorias: a impureza, que perverte o amor humano; a idolatria e a feitiçaria, que pervertem a relação com Deus, único absoluto; as divisões, que pervertem as relações sociais; os excessos da mesa, que revelam a perda da dignidade humana
22-26 Os cristãos são chamados a viver de acordo com Jesus Cristo, isto é, deixando-se guiar pelo Espírito de Cristo, vivendo o amor. Como no caso dos vícios, aqui também não há a pretensão de fazer uma lista completa de virtudes. O que Paulo enumera são as condições em que nasce e se desenvolve o amor (fé, mansidão, temperança), os sinais da presença do amor (gozo e paz) e as manifestações ativas do amor (longanimidade, benignidade e bondade).
Agradeço a Deus por me mostrar o caminho para essa publicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário