JESUS E A LEI - PARTE 8


Conclusão

Davi declarou: “Os que amam a Tua lei desfrutam paz, e nada há que os faça tropeçar” (Salmo 119:165, NVI). A lei de Deus é um guia para a felicidade e proteção da humanidade. Viver de acordo com seus princípios proporciona paz e segurança. Nossa obediência a Deus é uma expressão de nosso amor e gratidão pela grande salvação oferecida na cruz do calvário.

JESUS E A LEI - PARTE 7


A salvação humana depende da Lei?

 

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Efésios 2:8,9

Nossa salvação é obtida inteiramente pela graça, não por obras (ou boas ações).

No entanto, seu fruto é a obediência aos mandamentos. Essa obediência desenvolve o caráter cristão e resulta em uma sensação de bem-estar. É uma evidência de nosso amor ao Senhor e de nossa atenção aos semelhantes. Concluímos que não somos salvos por guardar a lei, mas salvos para guardar a lei. Só pode obedecer à lei de Deus aquele que um dia foi salvo por Jesus.

JESUS E A LEI - PARTE 6


Qual será a norma usada por Deus em Seu juízo?

Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.Tiago 2:10-12

Os dez mandamentos constituem a base da aliança entre Deus e Seu povo. São a norma de Seu julgamento. Todos serão julgados segundo a lei (2 Coríntios 5:10). Sendo assim, como fificará o caso dos que viveram antes de a lei ser dada a Moisés?

Muitos pensam que os dez mandamentos passaram a existir após a entrega no monte Sinai. Isso, porém, não é verdade. A lei de Deus é eterna como Ele próprio. Desde a criação do mundo, vemos a lei de forma implícita. Ainda no Gênesis, primeiro livro da Bíblia, vemos alusões ao primeiro e segundo mandamentos (35:1-4); ao quarto (2:1-3); ao quinto (18:19); ao sexto (4:1-8); ao sétimo (39:7-9; 19:1-10); ao oitavo (4:1-11); ao nono (12:11-13; 20:1-10); e ao décimo (27).

JESUS E A LEI - PARTE 5


Se a lei de Deus não foi abolida, qual é sua função?

De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.Gálatas 3:24

Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.Romanos 3:20

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.Romanos 7:7

Assim como um espelho mostra a sujeira que está no rosto, a lei mostra nosso pecado. Como o espelho, ela não pode nos limpar nem tem essa função. Sua função é apontar nossos defeitos e nossa necessidade de ir a Cristo em busca de perdão.

JESUS E A LEI - PARTE 4


O que Jesus ensinou sobre a obediência aos mandamentos?


Se me amais, guardai os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.
Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.João 14:15-21

JESUS E A LEI - PARTE 3


A lei escrita em tábuas de pedra

Como a lei de Deus chegou à humanidade de forma escrita?

E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.Êxodo 31:18

Os israelitas ficaram 430 anos como escravos no Egito (ver Êxodo 12:40; Gálatas 3:17). Durante esse tempo, não tinham liberdade para cultuar o Deus verdadeiro. Logo, todas as tradições religiosas e mandamentos do Senhor foram sendo esquecidos. Com a libertação de Seu povo, Deus queria começar uma nova experiência. Assim, mediante a entrega da lei escrita, Deus fazia uma aliança com Seu povo.

JESUS E A LEI - PARTE 2


Cristo guardou a Lei?

Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.João 15:10

Pecado é a transgressão da lei (1 João 3:4). Se Cristo tivesse cometido um único pecado, não poderia ser nosso Salvador (ver Romanos 5:19). Por Sua própria obediência à lei, Cristo deu testemunho do caráter imutável da mesma. Ele também provou que a lei pode ser obedecida por meio de Sua graça.

JESUS E A LEI - PARTE 1


JESUS, nosso abnegado Redentor, em Sua peregrinação na Terra, foi uma representação viva do caráter da lei de Deus. Ele não veio para mudar a lei, mas para exaltá-la e torná-la gloriosa (Isaías 42:21; Mateus 5:21, 22, 27, 28). A lei é a expressão da vontade de Deus com respeito à conduta moral da humanidade e é tão eterna quanto o próprio Deus.

O que Cristo ensinou a respeito da lei?

Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir.

Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.Mateus 5:17,18

Jesus citou várias vezes “a Lei e os Profetas”. O que isso significava para Jesus? A “Lei”, em sentido geral, são os escritos de Moisés – os cinco primeiros livros da Bíblia –,com destaque para os dez mandamentos, entendidos como a lei moral. Os “Profetas” representam o restante dos livros do Antigo Testamento. Jesus chamava o Antigo Testamento de “a Lei e os Profetas”, embora também exista a divisão em três partes: “Lei, Profetas e Salmos” (Lucas 24:44).