BOAS PRÁTICAS DO CRISTÃO - PARTE 1: BATISMO

Meus abençoados amigos, a partir de hoje falaremos sobre algumas boas práticas que um cristão deve adotar, para elevar seu espírito, dentro dos preceitos e ensinamentos de Deus, em nome de Jesus. Tudo, claro, com embasamento bíblico, devidamente esclarecido. Para começar, falaremos do batismo.

Batismo tem diversos significados como: "imergir", "banhar", "lavar", "derramar", "cobrir" ou "tingir",

De imediato, vamos direto a Bíblia, novo testamento, no Evangelho de João, capítulo 3, versículo 5:

"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus"

Aqui Jesus se refere claramente a obra purificadora do Espírito Santo no novo renascimento. Em Tito, capítulo 3, versículo 5, vemos o seguinte:

"não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo"

Aqui, Paulo fala da "lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo". Isto se refere ao novo nascimento do cristão, visto simbolicamente no batismo. A "renovação do Espírito Santo" refere-se à outorga (concessão) constante da vida divina aos cristãos, a medida que se submetem a Deus.

Importante frisar que a ênfase não está na água, mas no Espírito. A água é símbolo frequente do Espírito:

"porque derramarei água sobre o solo sedento e torrentes sobre a terra seca. Derramarei o meu Espírito sobre a tua raça e a minha bênção sobre os teus descendentes" Is 44,3

"Borrifarei água sobre vós e ficareis puros; sim, purificar-vos-ei de todas as vossas imundícies e de todos os vossos ídolos imundos. Dar-vos-ei coração novo, porei no vosso íntimo espírito novo, tirarei do vosso peito o coração de pedra e vos darei coração de carne. Porei no vosso íntimo o meu espírito e farei com que andes de acordo com os meus estatutos e guardeis as minhas normas e as pratiqueis" Ez 36, 25-27

"Derramarei sobre a Casa de Davi e sobre todo o habitante de Jerusalém um espírito de graça e de súplica, e eles olharão para mim a respeito daquele que eles transpassaram, eles o lamentarão como se fosse a lamentação por um filho único; eles o chorarão como se chora sobre o primogênito" Zc 12,10

"Naquele dia haverá para a Casa de Davi e para os habitantes de Jerusalém uma fonte aberta, para lavar o pecado e a mancha." Zc 13,1

"E acontecerá, naquele dia, que sairá água viva de Jerusalém, metade para o mar oriental, metade para o mar ocidental, no verão e no inverno." Zc 14,8

Fica então a reflexão sobre a importância da renovação dentro do Espírito Santo de Deus, em nome de Jesus, seguindo Seus ensinamentos SEMPRE.

Em nosso próximo artigo, falaremos sobre a Eucaristia.

Um grande abraço e CONTEM SEMPRE COM JESUS!